FRASE - ORAÇÃO - PERÍODO
Acesse os links abaixo !
http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint1.php
http://www.infoescola.com/portugues/frase-oracao-e-periodo/
Exercícios - Frase - Oração Período
http://exercicios.brasilescola.com/gramatica/exercicios-sobre-frase---oracao---periodo.htm
http://www.mundodasletras.xpg.com.br/8.html
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Exercícios Interessantes
Brinca-se, ou brincasse?
ão ou -am?
Escrever Ah, à, há...?
http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/
http://www.eadstrong.com/ocw//quiz/
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=11http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=1
http://guida.querido.net/jogos/portug/interp-1.htm
Gabarito dos exercícios da folha complementar sobre verbos:
1d-2d-3b-4e-5d-6b-7a-8a-9b-10e-11e-12e-(13nâo tem-) 14b
15e-16d-17c-18c-19c-20d-21c-22e-23c-24e-25d-25c-27e ______________________
Trabalho sobre verbos: TURMAS 201, 202 e 203
observe as instruções:
ETAPA 1
-Formar grupos de 5 (cinco) componentes(se necessário,4);
ETAPA 2:
Cada grupo deverá
- Pesquisar, copiar e colar :(usar a internet, ou a mídia impressa-revistas,jornais,livros...- para isso)
a)Um texto publicitário (propaganda)
b)Um texto jornalístico
c)Uma letra de música
ETAPA 3:
De posse dos textos, analisar cada um da seguinte forma:
-Sublinhar(ou destacar) todos os verbos ,
-Escolher três verbos e classificá-los,observando :
a) conjugação a que pertence;
b) formas nominais dos verbos;
c) o modo verbal ;
d) o tempo verbal;
e) pessoa e o número a que corresponde.
ETAPA 4;
O grupo deverá responder a segunte pergunta para cada um dos textos:
Analisando o texto selecionado, qual (ou quais ) o valor,a função, a importância no contexto, que vocês atribuem aos verbos?
Para avaliação: (10 pontos)
O trabalho devera ter:
-capa(escola, título , componentes)
-conteúdo(bem elaborado,organizado, correção...)
-Referências bibliográficas(sites, autores, livros ,revistas....)
- Pontualidade na entrega ou envio.
PRAZO PARA NOTA INTEGRAL: 18 DE MAIO DE 2012
PRAZO COM NOTA EM 50% : 25 DE MAIO DE 2012
Formas de envio:
Por e-mail: angelapicada@yahoo.com.br
Digitado, entregue em aula.
Digitado, com colagens manuais ,entregue em aula.
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VERBOS
Os verbos são, como os substantivos, uma das
classes gramaticais mais importantes da nossa língua. O interessante é que não
é nem um pouco difícil reconhecê-los! Na verdade, é bem fácil.
É comum dizer que os verbos são as ações, mas isso é
um pouco impreciso. Os verbos são as palavras que
dão o nome das ações, e têm umas características muito particulares,
como, por exemplo, são a única classe de palavras
que permite conjugação! Significa que se
altera o modo de dizer conforme esteja relacionado a um desses pronomes: eu,
tu, ele, nós, vós, eles, e também quanto ao modo e ao tempo!
Observem:
Quando eu digo maçã, não muda nada se é uma maçã em relação a mim, a ti ou a ele. A palavra maçã continua sempre a mesma! Por exemplo: Eu tenho uma maçã. E se trocássemos por Tu? Tu tens uma... maçã. E ele? Ele tem uma... maçã!
Sabemos que os substantivos (e maçã é um substantivo) se alteram conforme número, gênero (nem todos) e grau. Mas eles não se alteram conforme a pessoa. Já os verbos...
Vamos ver mais detalhadamente o assunto, clicando no link abaixo e seguindo as orientações da professora:
Tudo sobre verbos
Tudo sobre verbos II
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Assista o vídeo sobre verbos com muita atenção. Após os estudos sobre verbos, em duplas, façam os exercícios da apostila. Páginas 13,14,15 e 16 (do nº 1 ao 26 ) . Vamos lá? Mãos à obra! :)
IMPORTANTE: Esta atividade será avaliada na quinta-feira,26 de abril de 2012. Não esquecer o material(polígrafo!) !!
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REFORMA ORTOGRÁFICA: Hífen - prefixação
COM PREFIXOS OU FALSOS PREFIXOS
REGRAS
Vogais iguais
1. Usa-se o hífen quando o prefixo e o segundo elemento juntam-se com a mesma vogal. anti-ibérico,
auto-organização,
contra-almirante,
infra-axilar,
micro-ondas,
neo-ortodoxo,
sobre-elevação,
anti-inflamatório. Mas os prefixos co, pro, pre, re se juntam ao segundo elemento, ainda que este inicie pelas vogais o ou e: coocupar, coorganizar, coautor, coirmão, cooperar, preenchimento, preexistir, preestabelecer, proeminente, propor reeducação, reeleição, reescrita.
Vogais diferentes
2. Não se usa o hífen quando os elementos se unem com vogais diferentes. autoescola, autoajuda, autoafirmação, semiaberto, semiárido, semiobscuridade, contraordem, contraindicação, extraoficial, neoexpressionista, intraocular, semiaberto, semiárido.
Consoantes iguais
3. Usa-se o hífen se a consoante do final do prefixo for igual à do início do segundo elemento. inter-racial,super-revista,
hiper-raquítico,
sub-brigadeiro.
Se o segundo elemento começa com s, r.
4. Não há hífen quando o segundo elemento começa com s ou r; nesse caso, duplicam-se as consoantes. antirreligioso, minissaia, ultrassecreto, ultrassom. Porém, coforme a regra anterior, com prefixos hiper, inter, super, deve-se manter o hífen:
hiper-realista,
inter-racial,
super-racional,
super-resistente
Se o segundo elemento começa com h, m, n, ou com vogais.
5. Usa-se o hífen: se o primeiro elemento, terminado em m ou n, unir-se com as vogais ou consoantes h, m ou n. circum-murado,
circum-navegação,
pan-hispânico,
pan-africano,
pan-americano.
Ex, sota, soto, vice
6. Usa-se hífen com os prefixos: ex, sota, soto, vice. ex-almirante,
ex-presidente,
sota-piloto,
soto-pôr,
vice-almirante,
vice-rei. Escreva, porém, sobrepor.
Pré, pós, pró
7. Usa-se hífen com os prefixos pré, pós, pró (tônicos e acentuados com autonomia).
pré-escolar,
pré-nupcial,
pós-graduação,
pós-tônico,
pós-cirúrgico,
pró-reitor,
pró-ativo,
pós-auricular. Se os prefixos não forem autônomos, não haverá hífen: predeterminado, pressupor, pospor, propor.
O prefixo termina em vogal ou r e b e o segundo elemento se inicia com h.
8. Usa-se o hífen quando o prefixo termina em r, b ou vogais e o segundo elemento começa com h.
anti-herói,
inter-hemisférico,
sub-humano,
anti-hemorrágico,
bio-histórico,
super-homem,
giga-hertz,
poli-hidratação,
geo-história. A) Mas as grafias consagradas serão mantidas: reidratar, desumano, inábil, reabituar, reabilitar, reaver.
B) Se houver perda do som da vogal final, prefere-se não usar hífen e eliminar o h: cloridrato (cloro+hidrato), clorídrico (cloro+hídrico).
Sufixos de origem tupi
9. Usa-se o hífen com sufixo de origem tupi, quando a pronúncia exige distinção dos elementos.
Anajá-mirim,Ceará-mirim,
capim-açu,
andá-açu,
amoré-guaçu.
Fontes consultadas:
BECHARA, Evanildo. O que muda com o Novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2008.
INSTITUTO ANTÔNIO HOUAISS. Escrevendo pela Nova Ortografia. Rio de Janeiro/São Paulo, Houaiss/Publifolha, 2008.
GOMES, Francisco Álvaro. O acordo ortográfico. Porto, Porto Editora, 2008.
As classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo.
Existem também as classes sintáticas, que são outra divisão das palavras, de acordo com sua função na frase. Veja, a seguir, a função das classes de palavras variáveis:
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Classes Gramaticais variáveis
Substantivo, verbo, adjetivo, artigo, numeral e pronomes
Fonte: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u3.jhtmAs classes variáveis são: artigo, adjetivo, pronome, numeral, substantivo e verbo.
Invariáveis: advérbio, conjunção, interjeição e preposição.
Existem também as classes sintáticas, que são outra divisão das palavras, de acordo com sua função na frase. Veja, a seguir, a função das classes de palavras variáveis:
Classes gramaticais
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Função ou sentido
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Palavra que serve para designar os seres, atos ou conceitos; nome.
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Substantivos de dois números
|
Substantivo que tem a mesma forma para o singular e o plural: lápis, vírus, ônibus, mil-folhas.
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Substantivos de dois gêneros
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São
substantivos que têm a mesma forma para seres de ambos os
sexos, sendo o gênero marcado pelo artigo que os precede.
Exemplos: o/a colega, o/a agente, o/a lojista.
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Substantivos sobrecomuns
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Têm
a mesma forma para o masculino e o feminino, não variando
sequer o artigo ou o adjetivo que os acompanha. Exemplos: a pessoa, a vítima, a criança, o cônjuge, o monstro.
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Verbo
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Palavra
que expressa ação, estado ou fenômeno. É a classe
gramatical mais rica em variação de formas, podendo mudar para
exprimir modo, tempo, pessoa, número e voz. No dicionário, são
encontrados no modo infinitivo, que é, por assim dizer, o nome
do verbo. Exemplos: Fugir, estar, chover, comprar, ser, anoitecer.
|
Adjetivo
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Palavra que se relaciona com o substantivo para lhe atribuir uma qualidade. Exemplos: mulher linda, livro divertido, árvore alta, olhos azuis.
|
Adjetivo de dois gêneros
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É
um adjetivo que mantém a mesma forma tanto quando se refere a
substantivos masculinos quanto a femininos. Exemplos: Sugestão aceitável, convite aceitável, obra incrível, livro incrível, rapaz adorável, moça adorável.
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Adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
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Trata-se
de palavra que pode ser classificada como adjetivo ou como
substantivo e mantêm a mesma forma para os dois gêneros.
Exemplos: Um jovem rebelde (neste caso, jovem é o substantivo e rebelde, sua qualidade, o adjetivo). Um rebelde jovem (neste caso, ocorre exatamente o contrário)
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Artigo
Artigo definido Artigo indefinido |
Palavra
que se coloca antes do substantivo, determinando-o e
indicando seu gênero e número (artigo definido: a, as, o, os) ou (artigo indefinido: um, uma, uns, umas).
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Pronome
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Palavra que substitui o nome ou que o acompanha tornar claro o
seu significado. Os pronomes se dividem nas seis grandes
classes a seguir:
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Pronomes pessoais
|
Designam as três pessoas do discurso (no singular ou no plural). Eu,
tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas. Me, te, se, lhe, o,
a, nos, vos, se, lhes, os, as. Mim, comigo, ti, contigo, si,
consigo, conosco, convosco.
Também são pessoais os pronomes de tratamento: você, o senhor, a senhora, vossa senhoria, vossa Excelência, etc. |
Pronomes possessivos
|
Indicam a posse em relação às pessoas do discurso: Meu,
minha, meus, minhas, nosso, nossa, nossos, nossas, teu, tua,
teus, tuas, vosso, vossa, vossos, vossas, seu, sua, seus,
suas.
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Pronomes demonstrativos
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Indicam o lugar ou a posição dos seres em relação às pessoas do discurso.
1ª. Pessoa: Este, esta, estes, estas, isto. 2ª. Pessoa: Esse, essa, esses, essas, isso. 3ª. Pessoa: Aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo. |
Pronomes relativos
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Representam numa oração os nomes mencionados na oração anterior. Exemplo: O livro que comprei é muito bom. São pronomes relativos: Que, quem, quanto(s), quanta(s), cujo(s), cuja(s), o qual, a qual, os quais, as quais.
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Pronomes indefinidos
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Referem-se à terceira pessoa do discurso num sentido vago ou
exprimido quantidade indeterminada. Exemplos: Quem espera sempre alcança. São pronomes indefinidos: algum, nenhum, qualquer, ninguém, onde, etc.
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Pronomes interrogativos
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Os pronomes indefinidos que, quem, qual, quanto, quando são usados para formular uma pergunta.
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Numeral
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Palavra que designa os números ou sua ordem de sucessão. Exemplos:
Cardinais: quatro, vinte, trinta. Ordinais: quarto, vigésimo, trigésimo. Fracionários: meio, um terço, um quinto. Multiplicativos: duplo, triplo, quádruplo. |
TDF
ResponderExcluiraxl
Oi prof.Angela conseguiu fechar o meu gmail????????
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