Literatura - 2º ano -ENSINO MÉDIO - TURMAS 207 E 208- ESCOLA AUGUSTO RUSCHI
Caros alunos, vamos iniciar o estudo sobre REALISMO- NATURALISMO.
Para ter uma visão geral destas Escolas, acessem os seguintes sites:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
http://www.colegioweb.com.br/literatura/caracteristica-do-realismo-naturalismo.html
https://www.youtube.com/watch?v=LqgZJaZfR6k
https://www.youtube.com/watch?v=davBeTK-lQM
MODERNISMO
Consulte os sites ,leia com atenção:
http://www.brasilescola.com/literatura/modernismo.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm
http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil2-fase.htm
http://www.suapesquisa.com/literaturabrasil/
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Revisando Escolas Literárias
1-Pesquise, nos sites abaixo, uma
visão geral da Escolas Literárias .
2-Em grupo,faça uma síntese contemplando
os seguintes aspectos :
Romantismo:
Introdução – Panorama Histórico
Obra
que marca o Romantismo
Características
As
gerações românticas - 1ª ,2ª e 3ª Poesia
1ª
,2ª e 3ª - Nome – geração - Autores-obras
Prosa
e Teatro
Autores
– obras
Realismo / Naturalismo
Introdução-
Panorama Histórico
Obras
que marcam o Realismo e o Naturalismo
Características
Machado
de Assis
Outros
Autores
Parnasianismo
Introdução
Características
Autores
e obras
Simbolismo
Introdução
Obra
que marcou o Simbolismo
Panorama
Histórico
Características
Autores
e Obras
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Alguns testes:
Exercícos sobre Pré-Modernismo
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PRÉ - MODERNISMO
Primeira Guerra Mundial e República do “café-com-leite”: momentos históricos que serviram de cenário para o Pré-Modernismo
O avanço científico e tecnológico no início do século XX traz novas perspectivas à humanidade. As invenções contribuem para um clima de conforto e praticidade. Afinal, o telefone, a lâmpada elétrica, o automóvel e o telégrafo começam a influenciar, definitivamente, a vida das pessoas.
Além dessas, a arte mostrou um inovado meio de comunicação, diversão e entretenimento: o cinema.
É em meio a tanto progresso que a 1ª Guerra Mundial eclode. Em meio a tantos acontecimentos, havia muito que se dizer, e por isso, a literatura !é vasta nos primeiros anos do século XX. Logo, os estilos literários vão desde os poetas parnasianos e simbolistas (que ainda produziam) até os que se concentravam na política e nas peculiaridades de sua região.
Chamamos de Pré-Modernismo a essa fase de transição literária entre as escolas anteriores e a ruptura dos novos escritores com as mesmas.
Enquanto a Europa preparava-se para a guerra, o Brasil vivia a chamada política do “café-com-leite”, onde os grandes latifundiários do café dominavam a economia.
Ao passo que esta classe dominante e consumista seguia a moda europeia, as agitações sociais aconteciam, principalmente no Nordeste.
Na Bahia, ocorre a famosa “Revolta de Canudos”, que inspirava a obra “Os Sertões” do escritor Euclides da Cunha. Em 1910, a rebelião “Revolta da chibata” era liderada por João Cândido, o “Almirante Negro”, contra os maltratos vividos na Marinha.
Aos poucos, a República “café-com-leite” ficava em crise e em 1920 começam os burburinhos da Semana de Arte Moderna, que marcaria o início do Modernismo no Brasil.
Os principais escritores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Graça Aranha e Augusto dos Anjos.
Os marcos literários são, especialmente, o já citado “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha.
O Pré-Modernismo não chega a ser considerado uma “escola literária”, pois não há um grupo de escritores que seguem a mesma linha temática ou os mesmos traços literários.
Fonte: http://www.brasilescola.com/literatura/pre-modernismo.htm
Complementando nossos estudos, assista ao vídeo:
Complementando nossos estudos, assista ao vídeo:
Pré-Modernismo - resumo, prosa, poesia, autores, dicas e questão comentada
Período de transição entre as estéticas do século 19 e o Modernismo, o Pré-Modernismo não constitui uma estética literária,
mas busca novo caminho para a literatura brasileira, usando
diversidade de temas e de abordagens. Seus temas voltam-se a questões
sociais e ao positivismo. Sua linguagem oscila entre rebuscamento e
coloquialismo.
Com o que ficar atento?
Durante
o Pré-Modernismo coexistiram tendências conservadoras e renovadoras,
por isso o período envolve grande diversidade de autores e gêneros, na
prosa e na poesia.
Prosa: aqui destacam-se três autores: Euclides da Cunha (1866 - 1909), autor de Os Sertões, com seu estilo barroco, marcado pela interpretação cientificista dos fatos; Lima Barreto (1881 - 1922), autor de Triste fim de Policarpo Quaresma, cuja ficção traça um quadro fiel do cotidiano nos subúrbios do Rio de Janeiro; e Monteiro Lobato (1882 - 1948), criador do Sítio do Pica-pau Amarelo e do Jeca Tatu, que apresenta em suas obras a realidade nacional despida de embelezamentos ufanistas.
Poesia:
destaca-se Augusto dos Anjos (1884 - 1914), que combina elementos
parnasianos, simbolistas e expressionistas a uma preocupação formal que
demonstra certo exagero e deformação expressiva.
Questões:
Como pode cair no vestibular?
A
construção de um Brasil literário correspondente ao Brasil real -
através da aproximação entre literatura e realidade - foi uma das
principais preocupações dos Pré-Modernistas e pode ser explorada em
questões sobre o panorama histórico-cultural da época.
Como já caiu no vestibular?
(UFRGS) No prefácio da primeira edição de Urupês, diz Monteiro Lobato:
"E
aqui aproveito o lance para implorar perdão ao pobre Jeca. Eu ignorava
que eras assim, meu Tatu, por motivo de doença. Hoje é com piedade
infinita que te encara quem, naquele tempo, só via em ti um mamparreiro
de marca. Perdoas?"
A partir deste fragmento, considerando o contexto do artigo "Urupês" e a trajetória intelectual de Lobato, responda:
a) O que significa 'mamparreiro' - termo corrente no norte do Brasil?
b)
O que Lobato descobre em relação à natureza física e mental do caboclo
brasileiro, assim como à sua condição histórica e política, que lhe
permite fazer esta auto-crítica ainda em 1918?
Gabarito
Resposta correta:
a) vadio, preguiçoso.
b)
Para Lobato, então fazendeiro no interior paulista, a explicação para a
apatia, a indolência e a incapacidade produtiva do Jeca encontrava-se
nas facilidades de sobrevivência proporcionadas pela mandioca, milho e
cana.
Comentário:
A posição de Monteiro Lobato é contrária às teses raciais e climáticas
que reduziam as condições precárias do trabalhador do campo a uma
condição inerente e inata.
Fonte: Guia do Estudante
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