quarta-feira, 11 de abril de 2012

Que País é Este- Legião Urbana- Análise de Texto


 

Assista ao vídeo e leia atentamente a letra da música:



 Que País É Este?                                                                           
Letra: Renato Russo
Música: Renato Russo

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que pais é este?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é este ?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é este? 
Que país é este - Essa pergunta, não é uma pergunta, é uma exclamação!


      - Comentário escrito por Renato Russo que faz parte do encarte  do disco Que País é Este: 
"É uma das marcas registradas da Legião Urbana junto com "Geração Coca-Cola", escrita em 1978 para o então Aborto Elétrico e, mais tarde, incorporada definitivamente ao repertório da Legião. Com seu ritmo tribal e seus três acordes. Nunca foi gravada antes porque sempre havia a esperança de que algo iria realmente mudar no país, tornando-se a música então totalmente obsoleta. Isto não aconteceu e ainda é possível se fazer a pergunta do título, sem erros."

Fonte: Curaçá Rock
 
__________________________

Levando-se em conta a corrupção na Política Brasileira qual é a sua análise ou interpretação para a música?
 Elabore sua análise e após,poste sua resposta nos Comentários do Blog. 
______________________
 

92 comentários:

  1. Renato Russo, um dos mestres da música brasilerira expressou em uma de suas letras sua visão do nosso país, infezlismente podemos claramente comparar as semelhanças do Brasil de ontem e o Brasil de hoje. Brasília ainda continua "suja" com a sua corrupção que não desacelera ao contrário aumenta descaradamente.Talvez não sejamos mais uma piada no exterior, porém o jogo ainda não acabou há muitas batalhas em frente."BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA" ditado popular que nos discreve. Não importa o que nos digam,ou pensem sobre nós, estaremos aqui com a nossa utopia de ter finalmente uma nação de ordem e progresso!

    NOME:ALANA L. G. ALVES
    TURMA:203

    ResponderExcluir
  2. A canção "QUE PAÍS É ESSE?", escrita a 34 anos, continua sendo um desabafo nacional.
    Questiona a situação do Brasil,um país títulado como livre. Entretanto, como podemos estar em liberdade se estamos aprisionados a corrupção que parte de nossas favelas e vai até o senado.
    É engraçado acreditar que há um
    país, que investe financeiramente em viagens e festas dos nossos representantes do senado, mas existem pessoas desabrigadas, com fome e sede.
    Será justo poucos terem muito e muitos terem pouco?
    A música não foi gravada antes de 1978 com a esperança que o Brasil mudasse. Porém nunca é tarde para descruzar os braços e lutar para que a realidade seja outra, e que cantassemos essa canção apenas por prazer e não como um desabafo nacional.

    NOME:PAULA R.G. ALVES
    TURMA:203

    ResponderExcluir
  3. Renato Russo na sua música fala da triste realidade do nosso PAÍS,das favelas,da pobreza,da violência e do sonho e esperança de ver o nosso País digno.
    Mas embora com todos esses problemas como diz um trecho da música ''mas todos acreditam no futuro da nação''quem sabe um dia nosso País fique longe da corrupção,da pobreza e da violência.

    Nome:Fabiane Moraes.
    T:202.

    ResponderExcluir
  4. A música demonstra a indignação de Renato Russo quanto ao rumo que o país estava e está andando, pois as mesmas críticas feitas a anos atrás infelizmente podem ser feitas atualmente, isso nos instiga o questionamento: Onde está a evolução de nosso país? O que estamos fazendo para melhorar esta situação? Sabemos em que país estamos vivendo? O que os pol´iticos estão fazendo com o país?
    Embora diga a música "todos acreditam na nação", ninguém está fazendo nada!
    Jenifer Turma 201

    ResponderExcluir
  5. A musica de Renato Russo, fala sobre um pais,ou melhor o nosso pais, um pais onde existe corrupção, sujeira para todo lado, ninguém respeita mais nada; Eu também me pergunto que pais é esse? Que da mais valor ao mundo onde existe futebol, moda, tecnologia... mas não pensam em uma humanidade melhor, um pais melhor, UM MUNDO MELHOR; Essa Musica faz tempo que existe, mas até agora ela está sendo um modo de expressão da nacionalidade.

    Nome: Marla Ferreira
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  6. Renato Russo está certo em questionar. A gente só muda as coisas questionando. Mas cabe a todos nós realizarmos essa mudança. Achar que o de fora é melhor é pior do que tudo que fala a letra da música. Complexo de cachorro vira-lata não dá mais. Se a gente não começar a valorizar o estudo que nos é proporcionado, nossas crianças, nossas riquezas naturais, nunca teremos coisas de qualidade! Nós somos um país, e o que une um país é o sentimento de patriotismo.

    Éllen Boelter - 201

    ResponderExcluir
  7. A musica fala muitas coisas que infelizmente acontecem no nosso brasil e no video mostra fotos tambem para mostrar para as pessoas como realmente é o nosso planeta.Muita corrupçao , os politicos roubando da populaçao, a probreza que atinge o nosso pais, e a vilencia que infelizmente é frequente hoje em dia .E nao tem como negar o nome da musica fala tudo . QUE PAIS É ESSE ?? Infelizmente isso so tem a piorar se continuar assim e nós jovens vamos ter que conviver muito com isso ainda.

    NOME:Amilcar
    TURMA:201

    ResponderExcluir
  8. Essa música demontra os acontecimentos no nosso país, Renato Russo criticou o senado,as pessoas tudo nessa música. Na letra da música fala que devemos acreditar no futuro.
    Fala que nós estamos vivendo no mundo da corrupção.
    NOME: Edileuza
    TURMA: 201

    ResponderExcluir
  9. A música de Renato Russo fala sobre uma realidade infelizmente escondida em baixo de panos,ou seja, os políticos escondem as sujeiras do meio em que vivemos e só se importam em agradar para amenizar a dor de alguns mizeráveis!!! Fala também que nossos índios são vistos apenas como números e não como pessoas normais que precisam de apoio e carinho... kamilie turma 201

    ResponderExcluir
  10. As promessas são feitas para desviar nossa atenção para outro lado, e assim não vermos o que realmente estão fazendo com o dinheiro que nos tomam.
    Já há muito tempo escuto dizerem que o BRASIL é o país do futuro...Mas aí eu pergunto, na mão de quem ele vai estar quando este futuro chegar? Já que a maioria dos brasileiros estão alucinados, iludindo-se com os enlatados que vem do exterior. Primeira forma de dominar um povo é acultura-lo. Povo sem história é povo dominado!

    Willian Pessoa - 201

    ResponderExcluir
  11. Renato Russo quer dizer e tenta através da música abrir nossos olhos,assim como ele abriu e nos mostra como a sujera por de baixo dos panos no nosso país da sujeira que todos nós nos segamos ao encarar a verdade e deixamos de lado porque os jornais e a TV nós ,mostram mais sobre o EUA do que sobre o brasil!!!

    kauã turma:201

    ResponderExcluir
  12. O video inlustra a canção de Renato Russo, o video fala sobre a corrupção, fala tambêm da pobreza e da violência no Brasil. A música foi composta a tanto tempo e ainda hoje continua a mesma coisa e cada vez pior.

    Nome: Marcelo Paim
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  13. gostei da musica porque ela relata como é a nossa nação,e o mais interessante é que essa musica foi escrita entre os anos 70 e 80 e ainda hoje se lermos a letra parece que ela foi feita nos dias atuais pois relata o mesmo país,com corrupção e falta de caráter principalmente daqueles que estão lá para melhorar a situação da sociedade brasileira,outro fator interessante é que ela nunca foi gravada,pois ainda existia a esperança que o país poderia melhorar,mas isso não aconteceu.

    NOME:paola saldanha de oliveira
    TURMA:201

    ResponderExcluir
  14. concordei com a musica tanto na camara quanto nas ruas e uma sujeira incrivel e ninguem da a menor importancia para o pais a musica falou em prosa e verso o que nosso pais esta passando lembrando que a culpa disto tudo e somente nossa, somos nos que elegemos os nossos comandantes nos que muitas vezes colocamos o nosso proprio planeta em risco temos que parar e pensar que o BRASIL so vai pra frente se dermos uma forcinha
    Pamela
    T:201

    ResponderExcluir
  15. A canção de Renato Russo, fala sobre a corrupção, fala tambêm da pobreza e da violência no Brasil. A música foi composta a tanto tempo e ainda hoje continua a mesma coisa e cada vez piorando.

    Nome: Thomaz Friedhein.
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  16. A música de Renato Russo mostra a situação do Brasil, é uma situação de muita pobreza, tristeza, corrupção, e outros. O povo sonha com uma sociedade melhor, mesmo com políticos desonestos e pessoas maltratando o meio ambiente. Eu me pergunto, que país é esse? Pessoas justas passando fome e políticos desviando dinheiro! Sei que vivemos numa sociedade capitalista, onde a maioria é "mão-de-obra" para enriquecer cada vez mais "patrões".
    Sonho com um país mais digno, com pessoas honestas, um Brasil mais lindo e bonito. Mas,será que virará realidade?

    Nome: Dandara Turma: 201

    ResponderExcluir
  17. Eu concordo com a música "que país é este" porque tudo que essa letra de música retrata é verdade pois para o BRASIL melhorar precisamos melhorar muito;
    parar com a corrupção para obter essa mudança é necessário pensarmos bem antes de votar.Temos que ter essa consciência de quem estamos votando.
    maria beatriz 201

    ResponderExcluir
  18. A musica fala que o brasil tem a frente do governo pessoas que não sabem como comandar essa grande maquina que é o nosso país, e também fala que o povo espera que no futuro o nosso país melhore.

    Vicente 201

    ResponderExcluir
  19. Renato Russo na sua musica "Que pais é esse?" expressou o nosso pais o Brasil como ele era e como ele sempre será, um pais pobre, violento, cheio de corrupção os politicos encondem as sujeiras e roubam o dinheiro da nação.Nunca foi gravada antes porque sempre Renato tinha uma esperança de que algo iria realmente mudar no nosso país, mas as pessoas acreditam que o pais melhore com o decorrer dos anos, todos tem uma esperança de uma vida melhor!

    NOME:Lidianara de Moraes Mota
    TURMA:201

    ResponderExcluir
  20. a letra da música "que país e esse?" do Renato Russo comenta sobre os problemas e as dificuldades do nosso país.Dos problemas constantes que enfrentamos em cada região do nosso país,e o fato de que ninguém faz nada pra tentar mudar esses problemas.

    ResponderExcluir
  21. eu achei muito interessante, mas nada disso passou, tudo é uma ''sujeira'' ninguém se importa com o que está acontecendo ;xx
    todos querem um pais bom, e limpo, e sei lá, muitas coisas mas ninguém faz nada pra que isso aconteça !
    É sempre as pessoas pensando em si mesmo, a musica tem tudo a ver com o que está acontecendo hoje em dia mesmo, até pior ! eu acho a musica muito linda, ela expresso o que realmente o que acontecia naqueles dias, hoje em dia é pior, mas ... ele 'sonhava' com um mundo melhor, que havia esperanças, que realmente o mundo ia mudar, mas não é isso que está ocorrendo hoje em dia !
    eu acho isso ! ;D
    Nome: Kethellen Stello 203

    ResponderExcluir
  22. a música do Renato Russo fala sobre os problemas que o nosso país enfrenta todos os dias em cada região do nosso Brasil ,ele comenta na letra da música sobre as dificuldades que ninguém se preocupa em resolver.
    TURMA:203
    VITÒRIA COSTA s2

    ResponderExcluir
  23. A letra da música retrata um país sujo por tanta currupção, probeza, e sem muitos meios de se manter em uma comunidade sem ter que pagar um preço por isso .
    Temos de ter na consciência o dever que temos na realidade , o Brasil é assim e não sei se vai mudar então vamos tentar mudar para mudar ele tambem.

    Nome: Valcionei
    Turma :203

    ResponderExcluir
  24. A letra da música "QUE PAÍS É ESSE" de Renato Russo,mostra a realidade de nosso país...Pois enfrentamos muitas dificuldades e problemas,e nunca vai mudar essa realidade,porque ninguém faz sua parte,ninguém está nem ai...E Renato Russo demostrou sua frustação com nosso país,ele tinha de certo modo alguma esperança de que tudo iria melhorar,mas ainda não mudou nada...acho que cada um deveria fazer sua parte para construirmos um futuro para a nação!!!!!!
    NOME:Rovana Gomez T:203

    ResponderExcluir
  25. A música expressa a situação do Brasil, que é muito crítica e tende a piorar. Cada vez mais corrupção e roubo, onde os encarregados de administrar nosso país, literalmente afundam! O pior é que pra tudo isso mudar, vai demorar muito tempo pra acontecer, se acontecer. Somo iludidos que o Brasil vai ser um país do futuro, mas aí que está: quem vai comandar esse país?
    É uma música que tende a ser por muitos anos a maior realidade do Brasil, não acredito em grandes mudanças!

    Marcelo Souza - 203

    ResponderExcluir
  26. A letra da música retrata um país sujo por tanta currupção, probeza, e sem muitos meios de se manter em uma comunidade sem ter que pagar um preço por isso .
    Temos de ter na consciência o dever que temos na realidade , o Brasil é assim e não sei se vai mudar então vamos tentar mudar para mudar ele tambem.

    Nome: Valcionei
    Turma :203

    ResponderExcluir
  27. A música de Renato Russo tem tudo a ver com a realidade do nosso país,pois tudo o que ele fala na sua música é real principalmente a sujeira,a pobreza mas é uma coisa que o nosso país não consegue mudar sozinho tudo depende de nós para que ele melhore e acabe com tudo essas coisas ruins do nosso "BRASIL".

    Nome:Jaqueline Turma:203

    ResponderExcluir
  28. Renato Russo agia pelas palavras em sua musica "que pais é esse", expressou seu sentimento pelo nosso pais fala sobre a pobreza, sobre a corrupção a sujeira do nosso governo. Renato Russo esperava que algo mudasse no país, mas tudo piora cada vez mais.
    ass: felipe calderan da rosa

    ResponderExcluir
  29. A letra da musica fala sobre a miséria, pobreza, violência,de como o Brasil era e sempre vai ser,se não fizermos algo. Temos que agir colocar em prática, aquilo que nos vai fazer ter um País;onde ser livre e feliz é a regra.

    Nome: YASMIN TRINDADE
    Turma:203

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. bom a musica quiz dizer que nosso pais esta esse "lixo", porque o povo nao escolhe direito os politicos , "nos" acreditamos em tudo que eles prometem , e eles acabam nao fazendo nada que prometeram e ainda acabam roubando o povo ..
    essa musica foi feita para que o povo refletisse sobre isso ..e que o povo se tocasse e agisse para tentar mudar nosso país .. poís quem muda nosso país somos nós ..nao os políticos !!

    Tauana Saldanha turma :203

    ResponderExcluir
  32. Pelo meu ponto de vista Renato Russo descreve a realidade do pais faz nós refletirmos sobre o que estamos vivendo hoje em dia eu acho muito legal a letra dessa musica fala sobre politica o povo e muita coisa que na televisão muitas veses não fala isso que eu penso da musica

    nome:Lucas Goulart T:203

    ResponderExcluir
  33. A canção de Renato Russo,fala sobre a corrupção,violência e a pobreza no brasil. O brasil só vai pra frente se agente ajuda.
    Nome;Deivi
    Turma;203

    ResponderExcluir
  34. A música fala sobre a indignação de Renato Russo com a situação do nosso país,ele expressou na música o que muitas pessoas pensam,mas que não tem a oportunidade de dizer.Um país onde a corrupção é considerado algo normal,que a pobreza e miséria predominam,a violência cada dia é maior,e a onde está o governo?Bom essa é a pergunta que muitos se fazem,e infelismente não é correspondida.Espero que um dia o BRASIL não viva de aparências e possa ter governantes de qualidade e honestos.

    Thamires Santos T:203

    ResponderExcluir
  35. Na letra do Renato Russo aponta os acontecimentos no nosso país, a corrupção e a sujeira que está em todo lugar. E que fala ''que país é esse?'' que não se importa com a população, com a pobreza, etc. Essa música retrata a realidade do nosso país que desde aquela época e até hoje é a mesma.

    Juliane Rodrigues - 203

    ResponderExcluir
  36. O video fala do Brasil de antigamente quando exerciam ainda a escravidão no Brasil e o Brasil da atualidade com a construção de Brasilia, infelizmente o nosso país não mudou muito, ainda tem muitos políticos corruptos no Brasil, no primeiro paragrafo da musica fala sobre a sujeira da corrupção e a falta de saneamento nas favelas e estão falando a verdade com esses políticos o nosso país não irá pra frente e com falta de saneamento básico também não.
    nome:Jéferson turma:203

    ResponderExcluir
  37. A música fala sobre corrupção,violência,a desunião das pessoas a falta de concientização,a miséria,muita gente passando fome enquanto muitos esbanjam comida,os politicos só querem roubar da população e ganhar cada vez mais dinheiro.A música em si já diz muita coisa.
    Karla Gisele turma:203

    ResponderExcluir
  38. A letra da música fala sobre a miséria,pobreza,violência,a corrupção.E ninguém faz nada para evitar isso,e muitas vezes o governo tenta passar a imagem de que somos um país perfeito.Mas essa não é a nossa realidade,é preciso mudar muitas coisas para ficar melhor.E assim nos tornarmos um país melhor,Renato Russo falou o que ninguém tinha coragem.

    Greice Nattiele t:203

    ResponderExcluir
  39. Um país cheio de violência,corrupção.Fala dos acontecimentos no nosso país.Mas com todos esses problemas tem gente que ainda acredita em um futuro melhor.Muita gente passando fome e outros só pensam em ganhar mais dinheiro,querem um mundo melhor,mas ninguém ajuda a melhorar.Mas cabe a todos nós realizarmos essa mudança.
    Nome: Larissa S. turma:203

    ResponderExcluir
  40. Renato Russo fala do país através da música falando o que acontece no país a sujeira ea corrupção,etc.Ele fez uma forma diferente de dizer o que ele acha do país onde vivemos.
    E nós não fazemos nada para ajudar a melhorar nosso país para que ele seja melhor.
    Nome:Jordana Moreira
    Turma:202

    ResponderExcluir
  41. Na minha interpretação ele tenta abri os olhos dos brasileiros para que eles comecem a ver a corrupção e lute contra ela pois a corrupção existe mas ninguém faz nada a não ser reclamar sobre isso Renato Russo estava cansado disso e resolveu fazer essa musica

    Nome:Henrique Schultz
    Turma:202

    ResponderExcluir
  42. A letra da música traduz a indignação de muitos. Fala sobre corrupção, desigualdade, o desrespeito com os índios. E apesar da música ser antiga, retrata o que acontece atualmente no cotidiano das pessoas. É falsidade para todos os lados... Não dá para acreditar no futuro da nação.

    ResponderExcluir
  43. A música de Renato Russo fala da realidade de nosso País,de como tem politicos corruptos em nosso País,das desigualdades que existem no Brasil e de todo o desrespeitos com os índios.E mostra também da sujeira que tem em todos os lados,e que os brasileiros deviam cuidar da sujeira,e que o mundo não mudou tanto assim,e desse jeito qual vai ser o futuro do Brasil.

    ResponderExcluir
  44. A música de Renato Russo "Que país é esse?" fala sobre realidade que está acontecendo em nosso país.Na música ele se expressou dizendo que no nosso país há políticos desonestos que escondem suas sujeiras e ainda roubam dinheiro do povo, há pobreza, há violência no Brasil.
    Também fala que o povo espera que no futuro tenhamos um país melhor do que estamos vivendo hoje.

    Nome:LETICIA BECKER
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  45. A musica fala nada mais que a realidade de hoje em dia , fala da "sujeira" que é o senado , a violência das favelas e o desrespeito contra os índios.. E que mesmo assim ainda o povo tem esperança de o Brasil se tornar um páis rico ..


    Gabriel 202

    ResponderExcluir
  46. A música nos faz lembrar que o pais em que vivemos é feito de corrupções,violência,miséria, algumas pessoas se conscientizam e tentam mudar mas não sao o suficiente se todo mundo não ajudar. Eu acho que todo mundo iria querer viver num novo mundo onde essas coisas ruins não existiriam.

    N:Vinícius T:203

    ResponderExcluir
  47. Na primeira estrofe da música já fala tudo!! Como nós queremos que nosso país cresca se nós mesmos não respeitamos a leis as constituições??Cláro que além disso tem gente que não acredita que não respeita as normas, assim fasendo com que surgem as revoltas e assim muitos morrendo,como na música diz:-"mas o sangue anda solto".Sendo assim pra verem que desde aquela época não mudou nada o nosso País.
    Nome:Tales Barbosa Panzenhagem
    Turma:202

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. A musica aborda um tema bem polemico pois o que sera do futuro da nação se a politica continuar desse jeito....
    nome:katiuse turma;202

    ResponderExcluir
  50. Essa música fala sobre a "sujeira" que é o senado, sobre as favelas,desmatamento e sobre a discriminação com os índios e mesmo com tudo isso, ainda acreditam que o brasil vai ser um país rico.

    Nome: Rodrigo Seliprin
    Turma: 202 ;)

    ResponderExcluir
  51. Essa música retrata bem a situação do Brasil, principalmente os aspectos negativos como a corrupção e o desmatamento. Milhões que poderiam ser investidos na saúde, e educação das classes mais baixas... são investidos na Copa do Mundo e no Carnaval, qndo não são investidas no luxo e conforto dos próprios políticos.

    ResponderExcluir
  52. a musica de renato russo fala sobre a corrupção no senado e o desrespeito da com a constituição.
    nome:aline t:202

    ResponderExcluir
  53. acho q na musica o renato russo fala q enquanto muitos passam fome e dificuldades os políticos ficam roubando mais e mais.E faz comparações com o estado dos pobres e a sujeira dos políticos.A fé sem obra é morta os ideais sem ação é em vão,vivemos numa falsa democracia onde impéra a corrupção,bilhoes estão sendo gastos com olimpiada e copa do mundo,enquanto isso pessoas morrem na fila dos hospitais,colegios estão caindo aos pedaços e policiais ganho miseria para tomar tiro de bandidos,somos fãns de futebol,carnaval,chega de comodismo a final de contas "QUE PAÍS É ESTE"
    NOME:ANDREZA TURMA:201

    ResponderExcluir
  54. A música fala sobre a corrupção no senado,desmatamento,e sobre o preconceito com os índios,e depois de tudo isso ainda sonham em ser um país rico.
    Nome: Rita Pereira
    Turma: 202

    ResponderExcluir
  55. A música de Renato Russo fala da realidade de nosso País,de como tem politicos corruptos em nosso País,das desigualdades que existem no Brasil e de todo o desrespeitos com os índios.E mostra também da sujeira que tem em todos os lados,e que os brasileiros deviam cuidar da sujeira,e que o mundo não mudou tanto assim,e desse jeito qual vai ser o futuro do Brasil. N:Everton xavier T:201

    ResponderExcluir
  56. Eu acho que o brasil deveria mudar esse jeito errado de fazer as coisas como fala a música do renato russo.
    Que pais é esse!?
    A corrupção já é uma realidade hoje em dia e nós deveriamos mudar esse quadro combatendo a corrupção,olhem o estado dos indios,que foram um dia os donos desta terra hoje estão iguais a mendigos abandonados na rua,se vêêm,eles pedindo esmolas nós poderiamos acabar com isso,aliás nós somos a maioria.

    NOME:Patrick
    TURMA:202

    ResponderExcluir
  57. A música expressa a situação do Brasil, que é muito crítica e tende a piorar. Cada vez mais corrupção, roubo,desigualdade , onde os encarregados de administrar nosso país, literalmente afundam! Somos iludidos e manipulados por um bem maior visado apenas na riqueza de alguns.Consequentemente trazendo com isso mais pobreza para nós . De fato , nossos governantes são culpados do brasil estar assim hoje , mas os mais culpados somos nós que nos submetemos a essas causas absurdas sem nenhuma atitude oposta.Até quando ? até quando você , é você mesmo , que esta lendo esse comentário , até quando você vai deixar de ser manipulado pelo seu governo !? Reflita e comece a agir .

    Nome : Jeferson Cordeiro Da Silva;
    Turma : 201.

    ResponderExcluir
  58. A música de Renato Russo "Que país é este?", é muito realista fala realmente o que o nosso país é, podemos achar que o Brasil está bem, mas é uma vergonha o que está acontecendo na nossa frente e não podemos fazer absolutamente nada para mudar isso,pois, ainda existe muita pobreza,corrupção,roubo,entre outros,que poderiam já ter a solução, mas tem.
    Está música foi uma forma do cantor expressar sua opinião sobre o nosso país de até tentar mudar a opinião de muitos,pois o nosso Brasil é muito desorganizado. Aqueles do senado em vez de nos nos ajudar só pioram nossa situação cada vez mais.
    Então Que país é este ?
    -Nome: Tamiana Borges
    - Turma:203

    ResponderExcluir
  59. ele mostrou em letras q vão se juntando num papel qualquer, criando palavras com significados grandes ... e q no final notamos q eh tao verdadeira essa musica o quanto ele era puto ... haha

    michel da silva
    202

    TDF
    axl + b357

    ResponderExcluir
  60. A letra da música que país é esse mostra para todos brasileiros a realidade na qual o nosso país se encontra.Com apenas uma música Renato Russo consequiu expressar tudo que sentia, ele não escondeu de nimguém a verdade e dolorosa realidade quando disse que o país esta mergulhado na pobreza e na corrupção.
    MICHELE
    202

    ResponderExcluir
  61. A musica "Que pais e este"e muito aberta ela foiu feita para abri os olhos das pessoas mostrando que o brasil e um pais muito destranbelhado,sem organização,a musica e uma inspiração para as pessoas que querem brigar por seus direitos.
    Esta musica e um exemplo de canção quem a escuta tem seu proposito de vida mudado apssa a ver o brasil de outra maneira,com outros olhos porao brasil ele fez esta pergunta e quem pode mudala são os corruptos ou nos.

    nome:mateus maica

    turma:202

    ResponderExcluir
  62. essa musica de RENATO RUSSO quer dizer que os politicos etavam tirando de nós através de taxas muito altas e acho também que ele se refere mai as épocas de eleiçoes que os politicos so prometem fazer e nao fasem nada...

    kevin sarturi

    202

    ResponderExcluir
  63. Renato Russo quando compôs a musica "Que Pais é esse" quis destacar os pontos negativos do nosso país sendo eles relativos a pebreza e corrupção... Ele nao ameniza a realidade, demonstrando que nem nós brasileiros estamos dando muita importâcia a essa situaçao.
    JULIANE D.B. (T:202)

    ResponderExcluir
  64. Em analise da música podemos notar que é uma protesto contra o governo e os valores morais do nosso dia a dia.
    No seguinte trecho podemos perceber que os nosso descendentes os “ÍNDIOS”'
    Quando vendermos todas as almas
    Dos nossos índios num leilão.
    Também podemos notar que os senado, os deputados estão contra nós nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  65. Que pais é esse,onde a corrupção acaba com todos os sonhos de uma nação,onde as minorias não são vistas,não são representadas,onde nem a constituição é seguida e respeitada.
    Alex (202)

    ResponderExcluir
  66. Renato Russo quando compôs essa música se baseou nos fatos reais em que acontece no Brasil ontem e hoje, entretanto podemos ver em que condições está a nossa realidade onde o país investe financeiramente em jogos de futebol, viagens, política.... Onde isso vai parar ?! E com tantos investimentos ainda há pessoas passando fome e sem abrigo nas ruas, crianças sem escolas, quando tudo isso vai mudar? Quando que o foco brasileiro vai mudar, deixar de ser tão interesseiro e começar a dar enfase para o que é mesmo importante!
    Nas favelas, no senado
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação

    Que pais é este?
    Juliana R. (T:202)

    ResponderExcluir
  67. Quis nos transmitir algumas coisas como a corrupção no brasil que cada vez cresce mais no senado, quis falar também dum pais que e totalmente desigual com distribuição de renda totalmente diferente para todos .Mas que uma nação inteira ainda acredita que possa mudar .Um pais que tem sujeira pra todo lado nas favelas .ou em qualquer outro lugar. E fala tambem de um dos maiores problemas do brasil o desrespeito a constituição.

    Nome:Gabriel Turma:202

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. seja em qualquer lugar existe política. seja no senado ou em uma simples familia.só que todos pensam o bem próprio e os outros que se danem. usamos pessoas como escada da nossa vida !só que apesar de tudo ainda acreditamos que ainda á solução para isso, mas que começe pelos outros , aonde deveria começar por nos mesmos, sempre esperamos pelos outros e o país nunca vai evoluir se todos pensarem assim!!

    Tauana Saldanha 203

    ResponderExcluir
  70. A musica fala sobre o nosso Brasil onde tudo acontece... que ordem e progresso parece que não existe onde a política praticamente é uma sujeira total.Talvez um dia possa mudar para melhor ou não para pior , isso depende de nós se queremos um país rico, e bom então devemos muda-lo para que isso aconteça.

    Jean Rochester
    Turma:203

    ResponderExcluir
  71. A música de Renato Russo fala da realidade de nosso País,de como tem politicos corruptos em nosso País,das desigualdades que existem no Brasil e de todo o desrespeitos com os índios.E mostra também da sujeira que tem em todos os lados,e que os brasileiros deviam cuidar da sujeira,e que o mundo não mudou tanto assim,e desse jeito qual vai ser o futuro do Brasil.
    N:Everton xavier
    T:203

    ResponderExcluir
  72. esta video mostra muita sujeira do senado imagens de lixo.esse pais como o brasil tudo pode acontecer.se a politica pensace em nos nao seria desse geito como e com tanta sujeira.


    Gabriel
    Turma:203

    ResponderExcluir
  73. O vídeo fala de muitas coisas que acontecem no Brasil, mostra imagens d corrupção, varias pessoas destruindo nosso planeta. Muitos políticos roubando da população, a pobreza em nosso pais, e a violência q e cada dia vai ficando mais frequente. E o título da musica já diz tudo: QUE PAIS É ESSE? E vai ser nesse pais que iram viver nossos filhos, em meio de muito mais violência e corrupção. Nosso pais é uma vergonha, infelizmente.

    Nome:Amilcar
    Turma:203

    ResponderExcluir
  74. Ainda temos muita coisa para fazer pelo nosso país, porque ainda há muita violência e corrupção e também a pobreza.Pessoas matando e maltratando gente de todas as idades e isso é o cúmulo! Interpreto esta música como algo para tentar abrir os olhos da população, para que esses problemas contínuos acabem,deem um basta! STEFANY T:203

    ResponderExcluir
  75. O vídeo mostra bem a realidade brasileira, enquanto uns tem dinheiro, fama,carros luxuosos e mansões, outros não tem um teto, um abrigo e muitas vezes nem um simples pedaço de pão. O pior é que muitas vezes quem contribui somos nós, mas o que fazer num país onde os impostos são um dos mais altos do mundo mas a educação e a saúde pública uma das mais precárias tambem? Não temos muitas escolhas, nem liberdade de expressão,e é por isso que nosso país continua assim,em forma de pirâmide, onde lá no topo está o governo, e bem embaixo nós, mandados pelas leis brasileiras.
    Ana Cláudia- t: 203

    ResponderExcluir
  76. A música de Renato russo mostra a realidade que está vivendo o nosso pais. A cada dia que passa nosso Brasil essa mais pobre, mais poluído, e cada vez tem menos o que nós precisamos como saúde e ensino adequado. Faça sua colaboração para que o Brasil evolua e vá para frente.

    Sabrina Abreu
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  77. A música de Renato Russo fez uma previsão da realidade do Brasil que mostra que hoje em dia não hà mais diferença entre classes,o dinheiro não vale mais nada e esse é o país que o Brasil se tornou um país onde todo mundo faz o quer e ninguem faz o que deve ser feito. LARISSA LOPES TURMA:202

    ResponderExcluir
  78. Nessa canção Renato Russo fala sobre toda a sujeira do nosso pais e segundo o estudo desse texto ele fala que os mais perigosos não são aqueles das favelas mas os que tão de terno no senado
    onde ele diz “no senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a constituição Mas todos acreditam no futuro da nação”
    eis que nosso mundo esta perdido e só existe um caminho e o mais difícil onde só os forte de espírito e vontade segue! turma:202

    ResponderExcluir
  79. QUE PAÍS É ESSE TRATA DE COMO A CORRUPÇÃO ESTÁ EM ALTA NA NOSSO PAÍS SOMENTE ENCHERGAMOS QUANDO ACONTECE NO NOSSO LADO, CRIANÇAS MORENDO DE FOME E MUITAS VEZES NÃO VIMOS, TEMOS A IDEIA QUE SO NECESSITAMOS DE DINHERO MAS ESQUECEMOS DA DIGNIDADE. TODOS TEM DIREITO A VIDA, MAS MUITAS VEZES É TIRADO ESSE DIREITO.
    SOMENTE PODEREMOS DIZER QUE O PAÍS IRA PA A FRENTE QUANDO TODOS TERÃO OS MESMOS DIREITOS.lucia 201

    ResponderExcluir
  80. O vídeo “que país é esse?” retrata exatamente o que é o brasil de hoje, quando perguntam a um turista como ele define o Brasil a primeira coisa que ele lembra é o futebol, carnaval e mulheres, se perguntam a nós que vivemos aqui lembramos do futebol, carnaval e corrupção, essas não deveriam ser as palavras que definem um país, ele deveria ser conhecido por suas conquistas na ciência, pela erradicação da pobreza, por seus altos índices na educação, por uma economia estável, não deveria ser assim, aqui nada funciona, temos democracia, mas não sabemos votar, temos justiça, mas na prática ela não funciona, as pessoas matam, estupram, roubam mas as leis que dizem que eles devem ir para cadeia não são cumpridas.

    Pâmela de Medeiros e Mirele Cordeiro
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  81. A musica fala sobre nosso pais,e sobre o que ha de ruin nele, as suas diferenças de classe e como nosso pais é uma merd@ e cada vez piora mais! n:gustavo t:201

    ResponderExcluir
  82. Acho que a musica retrata tudo o querem esconder da população,toda sua corrupção,suas diferenças e suas dificuldades,enfim esse é o verdadeiro Brasil!!!

    ResponderExcluir
  83. Como diz na canção de Renato Russo- Que Pais e esse?
    Que ao mesmo tempo que crianças morrem de fome; outras disperdisam sem ao menos se importa??
    Que pais e esse que a corrupção rola solta e todos tapam os olhos fingindo não ver o que esta na frente de nossos olhos??
    Que pais e esse que pra reclama de nossos atuais governantes ,reclamamos ate cansa a língua; mais na hora de votar novamente; votam naquele que por muito tempo foi alvo de reclamações...
    Temos que mudar... e começar a reavaliar nossas atitudes para no futuro poder dizer eu reclamei,mais soube acerta o que havia errado!!!Andriele 201

    ResponderExcluir
  84. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  85. Na sua canção ele mostra como cada vez mais o Brasil está regredindo em questão de saúde, ensino. Mostra o quanto a política do nosso país é suja. Levando em conta que a música do Renato Russo foi criada a bastante tempo e ainda vemos que a situação do país não mudou!
    Líllian t 201

    ResponderExcluir
  86. Como podemos ver na música de Renato Russo, a situação do Brasil em relação a corrupção e a desigualdade social, vem de muito tempo atrás. E com o passar do tempo vem se agravando, pois a sociedade está mais consumista e individualista em função do capitalismo, assim pagando bilhões de impostos que não retornam para a educação, saúde, sustentabilidade, infraestrutura, saneamento básico e etc, também deixando de lado a solidariedade,. Como diz na música, “vamos faturar um milhão”, porém continuamos pobres. Pobres de dinheiro, de dignidade, de esperança e amor.

    ResponderExcluir
  87. A musica fala da nossa sociedade retratando os politicos no brasil que hoje em dia esta uma robalheira no senado n dionatan turma 201

    ResponderExcluir
  88. A música de Renato Russo relata a situação em que se encontra o Brasil. A corrupção é algo ''comum'' neste país, enquanto os políticos ganham muito dinheiro a população passa fome, crianças desabrigadas, doentes, não existe nenhuma infraestrutura em algo que necessitamos.
    O Brasil é um país em que os políticos dominam a população de uma maneira que como se fôssemos uma massa de controle que faz o que eles querem. O grande problema é a maneira como que governam esse país, sempre visando o lucro, nunca pensando nas pessoas, em suas situações de vida.
    A partir que continuarmos elegendo esses corruptos, o Brasil sempre continuará o mesmo, e a tendência é piorar. Portanto, pare de ser essa pessoa de olhos fechados, sempre pensando em si próprio, pense em todos!.
    Somos muito mais que eles, pare de votar nesses que falam mas não cumprem, só juntos mudaremos o futuro da nação!.

    ResponderExcluir
  89. Essa música do Renato Russo mostra bem a realidade do Brasil,e querendo ou não esta roubalheira afeta a vida
    de muitos brasileiros. As pessoas acreditam no futuro da nação, mas ninguém faz nada para que essa realidade de corrupção mude, é como se nós já tivéssemos nos conformado. Michele / 201

    ResponderExcluir
  90. Essa música apesar de antiga continua retratando a realidade do Brasil, esta triste realidade que muitos não querem ver, porém faz parte da vida de cada cidadão brasileiro, e vai continuar assim até que o povo brasileiro tome uma atitude, nossa realidade não pode mais ser tão vergonhosa.
    Cristian Silva Vogt.T:201

    ResponderExcluir
  91. A letra da música fala da situação do Brasil hoje e de como ele ficará daqui a um tempo. Muitas pessoas não querem enxergar a realidade e por isso o país está desse jeito. É preciso que cada um faça a sua parte para que no futuro seja tudo diferente e que possamos lutar por um país melhor, mais justo e digno.

    Nome: Brenda Lopes e Dayane Saldanha
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  92. A música de Renato Russo fala da realidade de nosso País,de como tem politicos corruptos em nosso País,das desigualdades que existem no Brasil e de todo o desrespeitos com os índios.E mostra também da sujeira que tem em todos os lados,e que os brasileiros deviam cuidar da sujeira,e que o mundo não mudou tanto assim,e desse jeito qual vai ser o futuro do Brasil.

    Nome:Alisson Ferreira
    Turma:203

    ResponderExcluir