sexta-feira, 13 de abril de 2012

Assalto Gramatical? Como? Assista o vídeo.


Após assistir o vídeo,poste um comentário, descrevendo pelo menos três correções feitas pelo ladrão aos erros gramaticais cometidos pelos policiais.
Coloque seu nome e turma.

A atividade será avaliada, capriche!

77 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais achei interessante foi quando o policial falou "não vou medir esforço" e o ladrão fala "esforço não,esforços" porque algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tonica de o para ó.
      Outra foi o "senão junto"que significa condicional ou "se não separado" que significa salvo,e depois quando ele fala "bastante problemas" sendo que o certo seria "bastantes problemas" porque o nome não concorda com nome ou pronome à que se refere.

      Excluir
  2. Plurais metafonicos: algumas palavras no pluras mudam o timbre da vogal tonica, muda o ''o'' para ''ó''. e no video ele fala esforços, mas falando ele ficaria 'esfórços', outra que nos chamou muita atenção é uma coisa que nos fazemos muito no dia a dia, que é os plenasmo, ou seja, falar coisas muito obvias, exemplo: ''subir para cima'', ''descer para baixo'', etc... e no final do video, o ladrão que corrigia muito os policias errou quando falou, ele falou '' doa á quem doer'', mas o certo seria '' doa quem doer''por que se doi, doi em alguma coisa ou em alguem. Kethellen Stello turma: 203

    ResponderExcluir
  3. No vídeo, o que mais me chamou atenção, foram as palavras:
    - ESFORÇOS: que no plural, muda o timbre da vogal tônica de "o" para "ó".
    - SENÃO: se for junto, significa "salvo" e se for separado, significa "condicional".
    - MIM: ele corrige dizendo que o mim não faz nada, então o correto seria falar "eu".
    Turma: 203

    ResponderExcluir
  4. Plurais metafonicos: algumas palavras no pluras mudam o timbre da vogal tonica, muda o ''o'' para ''ó''. e no video ele fala esforços, mas falando ele ficaria 'esfórços', outra que nos chamou muita atenção é uma coisa que nos fazemos muito no dia a dia, que é os plenasmo, ou seja, falar coisas muito obvias, exemplo: ''subir para cima'', ''descer para baixo'', etc... e no final do video, o ladrão que corrigia muito os policias errou quando falou, ele falou '' doa á quem doer'', mas o certo seria '' doa quem doer''por que se doi, doi em alguma coisa ou em alguem. Tauana Saldanha turma: 203

    ResponderExcluir
  5. A primeira coisa que chamou atenção foi quando um dos policiais disse: "Não vou medir esforço", e o ladrão corrige falando "esforços", sendo que o final tem tonicidade aberta.
    Logo depois, um dos policias fala "se não", e o ladrão pergunta se o "se não" é junto ou separado e explica que o separado significa "salvo", e o junto é condicional.
    Depois ele "mata" um refém pelo policial falar "bastante problemas" e o certo seria "bastantes problemas".

    TURMA:203

    ResponderExcluir
  6. o video assalto gramatical me chamou atenção nos momentos em que o ldrão faz as tais correções : os policiais dizem :reforços reforços pocausa do plural metafônico para cada erro um refém morria ,
    dez minutos sõ muito tempo não é isso o ladrão responde :dez minutos é muito tempo , o policial diz é preciso muitos esforços , é preciso muitos esforços plural metafôrico.
    valcionei t:203

    ResponderExcluir
  7. no decorrer da peça os policiais cometem vários tipos de erros gramaticais e a cada erro o bandido atira em um dos reféns.os policiaia cometem erros como por exemplo eles usam muito "mim" ao invés de"eu" ou fala "são" nas frases quando deve usar "é"

    ResponderExcluir
  8. no video mostrou que os policiais cometeram muitos erros gramaticais como eles: esforço, se não,bastante problemas Jeferson turma: 203

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Me chamou a atenção que os policiais chamaram reforço, mas a maneira correta seria reforços para que pudessem os ajudar.
    Achei errado também a maneira em que usaram pleonasmo descer pra baixo e subir pra cima.
    Errado também o se não junto ou separado por que em nem uma situaçâo o se não será juntoe sim sempre separado. nome:jaqueline t:203

    ResponderExcluir
  11. ao decorrer da peça os policiais usam palavras erradas e o bandido a cada palavra errada ele atira em um dos reféns os policiais usam palavras como "mim" no lugar de "eu" e usa "são" ao invés de"eu".

    ResponderExcluir
  12. o assaltante começa a corrigir os policiais quando o policial fala "eu não vou medir esforços" sem a tonicidade do o sendo que o tem tonicidade aberta,e quando o policial fala "senão ou se não" pq junto quer dizer salvo,e quando o policial fala "refém em vez de refens" no plural.
    Greice Nattiele t:203

    ResponderExcluir
  13. O que mais chamou atençao no vidio são as palavras que mudam os significados no plural mudando o timbre da voz denominadas metafonicos, a segunda coisa que me chamou mais é a palavra leonismo que signiifica emoragia q tem diferentes significados.




    ass: felipe turma:203

    ResponderExcluir
  14. Me chamou a atenção quando o ldrão começou a corrigir o polcial que falou não vou medir esforço,na verdade era não vou medir esforços, Então o policial ficou furioso.
    Depois o ladrão corrigiu de novo se não separado é significa negação ou senão junto que significa o contrário.
    logo após o ladrão diz novamente pleonasmo que significa uma palavra que não tem muito sentido, por exemplo; subir para cima ou descer para baixo.
    no final d tudo o ladrã acabou se dando muito mal pois se matou pois tinha falado uma frase errada doa a quem doer, mas é doa a quem doer.
    Tamiana Turma :203

    ResponderExcluir
  15. Me chamou a atenção que os policiais chamaram reforço, mas a maneira correta seria reforços para que pudessem os ajudar.
    Achei errado também a maneira em que usaram pleonasmo descer pra baixo e subir pra cima.
    Errado também o se não junto ou separado por que em nem uma situaçâo o se não será juntoe sim sempre separado. nome:jaqueline t:203

    ResponderExcluir
  16. O que me chamou atenção foi que o ladro não tolerava erros de Português preimeiro ele começou a corrigir os policiais ele disse não vou medir esforço o ladro corrige de dizendo esforços depois ele disse que iria matar um refen a cada erro algumas palavras mudam o timbre no plural de o para a no final ele acaba se suicidando.


    ass: lucas.g Turma:203

    ResponderExcluir
  17. Ele disse "não vou medir esforço" e o "correto é não vou medir esforços".
    Dez minutos são muito tempo e o correto é "dez minutos é muito tempo".
    Senão junto significa "salvo".Se não separado é conjunção condicional mais advérbio de negação. Karla turma: 203

    ResponderExcluir
  18. Um erro bem comum é como esse cometido na frase:'' 10 minutos SÃO muito tempo, o certo seria- ''10 minutos É muito tempo''. Outra frase: '' Vou ficar aqui doa A quem doer, o certo seria EM quem doer. E a palavra PLECISANDO é um erro incondenável assim como falar POBREMA.

    NOME: Raíza TURMA: 202

    ResponderExcluir
  19. O vídeo mostrou erros que se tornam muito normais no nosso dia a dia alguns exemplos são:
    "vou subir para cima,descer para baixo,etc...Esses erros são chamados plenasmos.
    Também é comentado a forma de um dos polícias falar "dez minutos é muito tempo",quando ao certo seria... "10 minutos são muito tempo.
    NOME:Katiuse TURMA:202

    ResponderExcluir
  20. Ladrâo - esfórços:Porque algumas palavras no plural mudam o timbre de ô para ó.São chamados de plurais metafônicos.(certo)
    Policial - esfôrços.(errado)
    ------------------------------------------------------------------
    Ladrão - Se não:Conjungação dondicional e mais adverbio de negação.(correto)
    Policial - Senão:Salvo do contrário.(errado)
    ------------------------------------------------------------------
    Ladrão - Dez minutos é muito tempo.(correto)
    Policial - Dez minutos são muito tempo.(errado)

    Nome:Tales Barbosa Panzenhagem
    Turma:202

    ResponderExcluir
  21. o ladrão corrige 'esforços'dizendo que quando no plural algumas palavras mudam o timbre da vogal tonica.
    depois ele corrige 'se não' separado significa negação ou senão junto que significa o oposto.
    'doa á quem doer', mas o certo seria '' doa quem doer''por que se doi, doi em alguma coisa ou em alguem.
    NOME:Aline TURMA:202

    ResponderExcluir
  22. Na peça os policiais cometeram muitos erros gramaticais como: "ESFORÇO" que no momento o certo seria dizer "ESFORÇOS" no plural, e muda o timbre da vogal tônica de "o" para "ó" , também o pleonasmo , "subir para cima , descer para baixo" e o "se não" junto q indica condicional e o "se não" separado q indica salvo ..

    ResponderExcluir
  23. Para mim,o que mais chamou a atenção foi o modo como o ladrão corrigia os erros de português dos policiais,uma vez que ele explicava a forma correta da pronúncia.
    Ex:esforços-algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de o para ó;
    Mim- não faz nada;
    Entrar para dentro-pleonasmo repetição:subir para cima...
    Dez minutos são muito tempo-dez minutos é muito tempo;
    Doa a quem doer-se dói,dói em alguém ou em alguma coisa;Doa em quem doer;
    Para nos ajudar-nos,entre outros...
    O que destaco do video que assisti,é a importância de sabermos a teoria para depois praticarmos,porque uma vez que sabemos jamais esqueceremos e,consequentemente nos policiaremos para pronunciar corretamente.

    brenda turma 202

    ResponderExcluir
  24. O que me chamou a atençao foi esforços que em algumas palavras no plural mudamo timbre das palavras de o para ó
    e sao chamados de plurais metafônicos.
    Réfens por refêns.Bastante concorda com nome ou pronome a que se refere entao será bastantes.
    Nome:Kevin
    Turma:202

    ResponderExcluir
  25. No decorrer da peça os policiais cometem vários erros gramaticais,um deles é 'esforço' ao invéis de 'esforços' pois algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica, 'senão' junto é 'salvo' do contrário,já 'se não' separado é conjunção condicional mais advérbio de negação e o outro foi a correção na frase 'Dez minutos são muito tempo' ao invés de 'Dez minutos é muito tempo'.

    Rita,turma 202

    ResponderExcluir
  26. eu refleti sobre o video e notei q quando "senao" estah junto significa 'salvo' e quando separado "se n" significa uma conjuçao condicional mais adverbio de negaçao.

    10 minutos "sao" muito tempo esta errado e o certo ficaria 10 minutos "é" muito tempo.

    e o policial tambem diz não vou medir "esforço" onde o certo seria n vou medir "esforços"

    ResponderExcluir
  27. Na peça eles falam sobre a gramática,o que me chamou a atenção foi que eles falaram "Esforço" mas o jeito certo de falar é "Esforços" no plural mudo o timbre da palavra se chama vogal tônica."Pleonasmo" descer para baixo,mulher burra,subir para cima.Ele falou "são" mas o correto "é" dez minutos é tempo.

    Nome:Jordana Moreira
    Turma:202

    ResponderExcluir
  28. O polícial diz 'Não vou medir 'esfoço', o correto seria 'esforços'pois no plural muda o timbre da palavra 'O' pelo 'ó'chamada vogal tônica.

    Senão junto,quer dizer 'salvo' e se não separado é conjunção condicional mais advérbio de negação.

    Pleonasmo quer dizer descer para baixo,subir para cima e mulher burra.
    Esses foram alguns erros que vi dos políciais e o ladrão estava corrigindo eles corretamente.
    JULIANA MOREIRA DA SILVA,t:202

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Podemos observar no vídeo que em certos momentos os policiais cometem erros gramaticais, e são obrigados a corrigir suas palavras, caso contrário estarão "matando" o português.
    No final a moral é que nem o próprio "ladrão" conseguiu pronunciar correto.Todos cometemos certo erro sem ao menos perceber.
    Ex de erros cometidos pelos policiais:Ó->a vogal é tônica em algumas palavras; nos ajudar nos->é errado pronunciar; são muito->o correto é é muito.

    Juliane D.Bitencourt (T:202)

    ResponderExcluir
  31. Neste video que eu assisti "Assalto Gramatical", achei interesante a forma q o ladão corrigia os policiais, de forma bem descomtraida.
    Exemplo de três erros:
    - "Dez minutos são muito tempo" ao invés de "Dez minutos é muito tempo".
    - "Medir esforço" ao invés de "medir esforços" pois algumas palavras no plural mudam o timbre no Plural metafônico.
    - "Senão" junto é "salvo" do contrário,já "se não" separado é conjunção condicional mais advérbio de negação.

    ____________Nome: Luis Eduardo Turma:202_______________

    ResponderExcluir
  32. alguns erros cometidos no video :
    "não vou medir esforço" e o certo seria "não vou medir esforços"algumas palavras no pluras mudam o timbre da vogal tonica, muda o O para Ó - isso chama-se plural metafonico
    bastante problemas = bastantes problemas
    Senão junto significa "salvo".Se não separado é conjunção condicional mais advérbio de negaçao.

    NOME:Amilcar
    TURMA:201

    ResponderExcluir
  33. 1) Medir esforço:palavras no plural mudam o timbre de o para ó (plurais metafonicos).
    2) Pleonasmo ex:subir para cima, descer para baixo.
    3) Doa a quem doer: se doi é em alguem ou alguma coisa então, doa em quem doer.

    Vicente Carvalho T: 201

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esforços pq em algumas palavras no plural mudam o timbre das palavras de o para ó e são chamados de plurais metafônicos.E depois o ladrão corrigiu o policial quando ele disse se não separado,junto significa "salvo" e senão separado é conjunção condicional mais advérbio de negação .E por ultimo ele diz"dez minutos são muito tempo",quando o correto é dez minutos é muito tempo.. EVERTON XAVIER T:201

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. O que mais me chamou a atenção foram essas três correções que o ladrão fez aos policiais.
    1○ Erro:
    Dez minutos SÃO muito tempo.
    Correção:
    "Dez minutos É muito tempo".
    2○ Erro:
    O policial dizer "ESFORÇOS" com o som diferente do correto.
    Correção:
    ESFORÇOS com o som do "O" mudado para "Ó" pois quando a palavra está no plural o seu timbre é modificado.
    3○ Erro:
    "Nós vamos entrar para dentro ..."
    Correção:
    Nós vamos entrar.
    Isso se chama PLEONASMO é o nome que se dá para orações deste modo "Subir para cima" "Descer para baixo" "Hemorragia de sangue".


    Nome: Juliana Santos
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  36. O video apresentou algumas correções, e as que me chamou a atenção foi:
    -Que algumas palavras no plural mudam o timbre de ''o'' para ''ó'' no caso ''esforços''(plurais metaforicos).
    -Aconteceu um momento no video que o plural não foi usado, quando falaram ''bastante problemas'' sendo que o correto seria ''bastantes problemas''.
    -Ocorreu também do ladrão corrigir eles por falarem pleonasmo. ex: subir para cima.

    Juliane Rodrigues
    T:203

    ResponderExcluir
  37. no decorrer da peça os policiais cometem vários tipos de erros gramaticais e a cada erro o bandido atira em um dos reféns.os policiaia cometem erros como por exemplo eles usam muito "mim" ao invés de"eu" ou fala "são" nas frases quando deve usar "é"

    Turma:203

    ResponderExcluir
  38. O que mais me chamou a atenção no vídeo foi quando o policial falou "não vou medir esforço" e o ladrão corrigiu dizendo que não era "esforço" e sim esforços porque algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de "o" para "ó", são chamados plurais metafônicos.
    "Bastante problemas" e o certo seria "bastantes problemas".
    "Dez minutos são muito tempo" e o certo seria "dez minutos é muito tempo.

    Leticia Becker
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  39. O que mais me chamou a atenção no video foi o bandido corrigindo os erros de portugês dos policiais,que foram:

    ->(policial)-não vou medir esforços.
    (bandido)-esforços,algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de ô para ó,são os plurais metafônicos.
    ->(policial)-vamos entrar pra dentro.
    (bandido)-pleonasmo,entrar para dentro,subir para cima.
    ->(policial)-dez minutos são muito tempo.
    (bandido)-dez minnutos é muito tempo.

    NOME:Paola Saldanha
    TURMA:201

    ResponderExcluir
  40. No vídeo " Assalto Gramatical" o ladrão atira nos reféns conforme os erros de português dos policiais. Destaquei alguns erros como:
    *os policiais pronunciaram "esforço" com a vogal tônica fechada e o correto é "esforços" com a vogal tônica aberta, porque algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de "o" para "ó", são chamados plurais metafônicos.
    *os policias utilizaram "entrar para dentro", ocorreu pleonasmo e isso empobresse o texto,
    *eles falaram também "bastante problemas" e o correto seria "bastantes problemas".

    PAULA R. G. ALVES TURMA:203

    ResponderExcluir
  41. Durante o vídeo o que mais me chamou atenção foi o ladrão corrigir os erros gramaticais cometidos pelos policiais, como quando um deles disse "medir esforços"e o ladrão corrige dizendo que algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica ´o´para ´ó´,logo após ser corrigido ele diz: se não e o ladrão fala se não junto ou separado - senão:salvo , do contrário;se não:condicional mais advérbio de negação sendo que o ladrão acha a segunda opção mais adequada,agora o terceiro erro gramatical foi "mim" quando deveria ter utilizado "eu". Interesante mesmo foi o ladrão se corrigir e se suicidar.
    Nome:Vinícius turma:203

    ResponderExcluir
  42. As correções Gramaticais que mais me chamaram atenção foram :
    # Esforços = Algumas palavras no plural mudam o tímbre da vogal tônica do 'o' para 'ó'.
    # Mim - Não faz nada.
    # Entrar para dentro , Subir para cima = Isso se chama pleonasmo . Correto seria apenas 'entrar' , apenas 'subir'.
    # Dez minutos 'são muito tempo = Dez minutos 'é' muito tempo.

    Nome : jeferson cordeiro Da Silva
    Turma : 201

    ResponderExcluir
  43. O que me chamou atenção durante o vídeo foi quando o ladrão começou a corrigir os policiais por exemplo: ESFORÇOS algumas palavras no plural mudam o tímbre da vogal tônica. BASTANTE PROBLEMAS o bastante fica no plural para acompanhar o substantivo. MIM o policial disse para mim e o ladrão corrigiu o policial porque o mim não faz nada, ele deveria dizer para eu. NOME: Edileuza Pinto TURMA: 201

    ResponderExcluir
  44. Quando estava assistindo a peça ( assalto gramatical) três erros cometidos pelos policiais me chamou atenção;
    1-quando eles estavam encenando o policial falou 'não vou medir esforço' o ladrão o corrigiu falando o correto é 'não vou medir esforços',pois algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de [o] para [ó],são chamados de plural metafônicos.
    2- Outra falha foi quando o policial falou senão e aí o ladrão rapidamente o corrigiu senão;junto ou separado,pois junto quer dizer salvo do contrário, e separado é conjunção condicional + advérbio de negação.
    3-outro erro foi bastante problema está correto mas o bastante concorda com o nome ou pronome a que se refere .
    Maria turma: 201

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. senão;não vou medir esforço e bastante problema...
    acho que são esses os três erros!!!mas a peça estava muito bacana
    kamilie turma 201

    ResponderExcluir
  47. Me chamou atenção foi os três erros:
    1-"medir esforço" e o ladrão o corrigiu dizendo que era "medir esforços" porque algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica("o" para "ó")

    2-"entrar para dentro",o ladrão corrigiu dizendo que isso era pleonasmo, o correto seria só entrar.

    3-"Doa a quem doer" se dói é em alguém ou alguma coisa, o certo é doa em quem doer.


    Dandara Peixoto Pereira
    turma:201

    ResponderExcluir
  48. os erros gramaticais que me chamaram atenção foram:
    - entrar pra dentro, o erro chama-se pleonasmo vicioso.
    -Esforços(ô), este é um plural metafônico, ou seja, altera o timbre da vogal tônica,
    - Mim, utilização do proneme incorreto, seria eu.

    ResponderExcluir
  49. O que mais me chamou a atenção no vídeo foram os erros que as vezes cometemos diariamente:
    # "Nós vamos entrar para dentro" eo correto seria "nó vamos entrar".Isso é PLEONASMO, nome que se da a orações desse modo "subir para cima e descer para baixo".
    # "Mim não faz nada.
    # "Dez são muito tempo" e o correto seria "dez minutos é muito tempo.

    THAMIRES DOS SANTOS
    TURMA: 201

    ResponderExcluir
  50. 1- Esforços(esfórços)- está errado, pois algumas palavras no plural, mudam o timbre da vogal tônica de "ô" para "ó" são os chamados plurais metafônicos, neste caso o correto seria esforços(esfórços);

    2- Senão (junto)- salvo, do contrário;
    Se não (separado)- conjunção condicional + advérbio de negação;

    3- entra pra dentro- isso é um pleonasmo, pois, se eu digo entrar é claro que é entrar em algum lugar, por exemplo, descer pra baixo;

    4- 10 minuto "são" muito tempo- está errado o certo é; 10 minutos é muito tempo.

    Paola Oliverira Dorneles
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  51. no video sobre assalto gramátical os policiais cometeram três erros que mais chamaram atenção:
    1: (Esforços), esfórços está errado pois algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de (o para ó) que são chamados plurais metafônicos.
    2:(entrar pra dentro)no certo séria só (entrar).
    3:(dez minutos são muito tempo) o certo é dez minutos é muito tempo.
    patricia da rosa cavalheiro turma:203

    ResponderExcluir
  52. Os erros cometidos pelos policiais durante o vídeo que me chamaram atenção foram:
    -Esforços está errado o certo é esfórços:Algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de o para ó são chamados plurais metafônicos.
    -Bastante problemas: o certo é bastantes problemas.
    -Dez minutos são muito tempo:o certo é dez minutos é muito tempo.
    Mélany Vasconcelos turma:201

    ResponderExcluir
  53. 'Esses são alguns erros cometidos pelos policiais no vídeo:

    Esforço=Quando o certo seria esforços com som do 'O'mudado para 'Ó'isso chama-se plurais metafonicos.
    Senão=se não separado conjunção condicional mais advérbio de negação.
    Bastante problemas=concorda com não é meu,pronome que se refere a bastantes problemas.
    Nome:Fabiane Moraes.
    T:202.

    ResponderExcluir
  54. -->Vou citar alguns erros cometidos em nosso dia a dia:

    1) Subir pra cima.descer pra baixo: Se eu for subir ou descer, ja vou estar falando para onde vou estar indo..

    2) Mim:Nao faz nada, quem faz é so o eu..

    3) Doa à quem doer: Se dói é lógico que vai doer em alguém.. Quando o certo seria--> Doa em quem doer..

    Nome: Elisangela dias.
    Turma: 202.

    ResponderExcluir
  55. Podemos analisar no vídeo os seguintes erros de português efetuados pelos policiais:
    *"Bastante problemas", o correto é bastantes problemas.
    * pronunciaram "esforço", o certo é pronunciar "esforços", pois algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de "o" para "ó", são denominados plurais metafônicos.
    * os policiais utilizaram a seguinte frase:"dez minutos são muito tempo";o certo é dez minutos é muito tempo.

    nome:ALANA L.G. ALVES
    TURMA:203

    ResponderExcluir
  56. No vídeo "assalto gramatical" o que mais chamou atenção foi quando ele disse "não vou medir esforço" e o ladrão o corrigiu dizendo que o certo é "esforços", logo ele diz a palavra "senão" e o ladrão pergunta: se "senão" é junto ou separado, e por ultimo ele falou "problema" e o ladrão o corrigiu dizendo que era "problemas" e as palavras "esforços e reforços", disse o ladrão para o policial (plural metafônico- algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de "o" para"ó".

    NOME:YASMIN TRINDADE TURMA:203

    ResponderExcluir
  57. Ele disse "não vou medir esforço" e o "correto é não vou medir esforços".
    Dez minutos são muito tempo e o correto é "dez minutos é muito tempo".
    Senão junto significa "salvo".Se não separado é conjunção condicional mais advérbio de negação.
    LARISSA TURMA 203

    ResponderExcluir
  58. As três correções que mais me chamaram a atenção, feitas pelo o ladrão foram:

    1°ESFORÇOS está errado o correto é ESFÓRÇOS, pois algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de O pra Ó que são chamados plurais metafônicos.

    2°SENÃO junto ou SE NÃO separado: senão junto significa "salvo" do contrário ou se não separado conjunção condicional mais advérbio de negação.

    3°"Doa à quem doer" se dói é certo que dói em alguém ou em alguma coisa, quando o certo seria "Doa em quem doer".

    Nome:Lidianara de Moraes Mota
    Turma:201

    ResponderExcluir
  59. eu adorei o video,falando agora sobre erros de portugues o que mais me chamou a atenção foi "mim não faz nada" a opalavra mim só pode ser empregada no final de uma frase ou antes de uma virgula,logo depois o que me interesou foi o plural esforços,algumas palavra no plural o som da vogal tonica muda de ô para ó e se pronuncia esfórços,esses são chamados de plurais metafônicos,também mostrou a diferença entre senao junto e se não separado,senao junto salvo do contrario,se não separado representa uma conjunção condicional mais adverbio de negação

    PÂMELA
    201

    ResponderExcluir
  60. eu gostei muito do video , achei muito importante, porque todas as vezes que os policias erravam alguma palavra , o bandido corrigia eles , mas depois pra cada erro de portugues ele mataria um refem. Muito bom o video , eles tao de parabens .

    1°ESFORÇOS está errado o correto é ESFÓRÇOS, pois algumas palavras no plural mudam o timbre da vogal tônica de O pra Ó que são chamados plurais metafônicos.

    2°SENÃO junto ou SE NÃO separado: senão junto significa "salvo" do contrário ou se não separado conjunção condicional mais advérbio de negação.

    3°"Doa à quem doer" se dói é certo que dói em alguém ou em alguma coisa, quando o certo seria "Doa em quem doer".

    willian paim pessoa
    turma :201

    ResponderExcluir
  61. Gostei muito do video.
    Exemplo de três erros:
    * "Dez minutos são muito tempo" ao invés de "Dez minutos é muito tempo".
    * "Medir esforço" ao invés de "medir esforços" pois algumas palavras no plural mudam o timbre no Plural metafônico.
    * "Senão" junto é "salvo" do contrário,já "se não" separado é conjunção condicional mais advérbio de negação.



    Èllen boelter monteiro
    turma : 201

    ResponderExcluir
  62. O que chamou atenção foi:
    - Esforços com o som fechado, sendo que seria "esfórços" com o timbre do "o" aberto.
    - Senão e se não: O junto significa "salvo", e o separado é condicional.
    - Dez minuto são muito tempo, e o certo seria "dez minutos é muito tempo".

    DEIVI SOUZA - 203

    ResponderExcluir
  63. - Esforços(esfórços)- está errado, pois algumas palavras no plural, mudam o timbre da vogal tônica de "ô" para "ó" são os chamados plurais metafônicos, neste caso o correto seria esforços(esfórços);
    -------------------------------------------------------------------
    Mim:Nao faz nada, quem faz é so o eu .
    -------------------------------------------------------------------
    - entrar pra dentro, o erro chama-se pleonasmo vicioso.
    ----------------------------------------------------------------

    Nome:Henrique Schultz
    Turma:202

    ResponderExcluir
  64. O que me chamou a atençao:
    -ele falou esforços e o correto é pronunciar esfórços.
    -dez minutos são muito tempo e o correto é dez minutos é muito tempo.
    -Doa a quem doer e o correto é doa em quem doer

    GICELE ALVES T:202

    ResponderExcluir
  65. na hora em que o ladrão começou a chamar a atenção dos policiais com os erros que os oficiais cometiam o primeiro foi quando os policiais diseram que não ia medir esforço mas o certo e não medir esfórços segundo foi quando eles falavam errado bastate problemas eo certo bastantesproblemas terceiro dez minuto são muito tempo e o correto e dez minutos e muito tempo e por ultimo quando proprio ladrão erra e se mata.

    maikel-202

    ResponderExcluir
  66. No vídeo os erros que eu percebi:
    -que o ladrão falou que era esfórços e não esfôrços
    -se não junto ou separado
    -dez minutos é muito tempo e não são muito tempo.
    o ladrão era muito rígido no português, cada erro cometido pelos policiais ele matava uma pessoa.
    MATEUS T:202

    ResponderExcluir
  67. Os erros de gramática que mais me chamaram a atenção foram
    *Doa a quem doer sendo que o certo seria doa em quem doer;
    *Dez minutos são muito tempo sendo que o certo seria dez minutos é muito tempo;
    *Senão sendo que o certo seria se não separado
    MICHELE DA SILVA
    TURMA202

    ResponderExcluir
  68. As correções Gramaticais que mais me chamaram atenção foram :
    --> Esforços = Algumas palavras no plural mudam o tímbre da vogal tônica do 'o' para 'ó'.
    --> Entrar para dentro , Subir para cima = Isso se chama pleonasmo . Correto seria apenas 'entrar' , apenas 'subir'.
    --> Dez minutos 'são muito tempo' = Dez minutos 'é' muito tempo.

    Nome; Thomaz Friedhein Flores
    Turma; 201

    ResponderExcluir
  69. Foram feitas muitas correções ao longo do vídeo mas 3 me chamaram a atenção:
    --O "se não" separado é conjunção condicional mais advérbio de negação agora se for "Senão" junto é "salvo" do contrário.
    --O O "bastante" deve concordar com o nome e pronome a que se refere, então o correto é "bastantes problemas" e não "bastante problemas".
    --O Por ultimo o Pleonasmo subir pra cima, descer pra baixo.

    Nome: Alziro Walter Nardo
    Turma: 201

    ResponderExcluir
  70. O vídeo há muitas correções entre elas:
    --> Dez minuto são muito tempo = Dez minutos 'é' muito tempo.
    --> Subir pra cima, descer pra baixo.(Pleonasmo)
    --> Esforços = Algumas palavras no plural mudam o tímbre da vogal tônica do 'o' para 'ó'.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. ao decorrer da peça os policiais usam palavras erradas e o bandido a cada palavra errada ele atira em um dos reféns os policiais usam palavras como "mim" no lugar de "eu" e usa "são" ao invés de"eu".

    NOME:Rovana
    T:203

    ResponderExcluir
  73. Esforços(esfórços)- está errado, pois algumas palavras no plural, mudam o timbre da vogal tônica de "ô" para "ó" são os chamados plurais metafônicos, neste caso o correto seria esforços(esfórços);

    Senão (junto)- salvo, do contrário;
    Se não (separado)- conjunção condicional + advérbio de negação;

    entra pra dentro- isso é um pleonasmo, pois, se eu digo entrar é claro que é entrar em algum lugar, por exemplo, descer pra baixo;

    10 minuto "são" muito tempo- está errado o certo é; 10 minutos é muito tempo.

    nome:Patrick de oliveira

    turma:202

    ResponderExcluir